OZÔNIO TERAPIA. Para quê serve e para quê é indicada

Como sou muito curiosa sobre novas técnicas e tendências do mundo da estética e sobre bem estar, resolvi convidar uma grande amiga minha, Beatriz Heloisa Pinheiro, fisioterapeuta, para explicar um pouco sobre essa técnica.

Você já ouviu falar em OZONIOTERAPIA?


A ozonioterapia é a utilização do gás de ozônio para fins medicinais. Esse gás foi descoberto no século XIX, sendo um gás incolor, que pode ser utilizado para tratar problemas de saúde, como para estimular o sistema imunológico, prevenindo novas doenças .


O uso de ozônio para tratamento médico foi desenvolvido na Alemanha em 1950, atualmente o tratamento com ozônio é conhecido em toda Europa, se espalhando pela América nos últimos 25 anos.

O ozônio desempenha um papel importante para a saúde, destruindo células doentes, fungos e bactérias, quando usado na sua dosagem segura.

A ozonioterapia ficou esquecida por muitos anos, voltando atualmente devido ao avanço da medicina ortomolecular.


No Brasil a prática da ozônio foi introduzida no ano de 1975, sendo fundada em 2006 a Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ).



Como o OZÔNIO age?


O ozônio atua aumentando a estabilidade das células normais e destruindo as células que se encontram doentes e que são estranhas ao corpo, como vírus e bactérias.


O tratamento com ozônio possui uma grande capacidade de regular o sistema imunológico, acalmando o sistema em pessoas com doenças autoimunes (ex: diabetes). Possui propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais.

Além do efeito antiinflamatório e analgésico, o ozônio tem um efeito benéfico no metabolismo tecidual, o que explica, em partes, seus efeitos terapêuticos em longo prazo.



Indicações para Ozonioterapia:


Tem sido muito indicada, trazendo muitos benefícios para patologias músculo-equeléticas como, por exemplo, a lombociatalgia (dor lombar), por ter um efeito anti-inflamatório e analgésico no local da dor, pessoas com fibromialgia são super indicadas para o tratamento de ozonioterapia.


A ozonioterapia também ajuda no tratamento da Ritine e Sinusite, eliminando as dificuldades respiratórias e diminuindo a inflamação.
Por conta de seus efeitos bactericidas, fungicidas e antivirais, o ozônio pode e deve ser incluído nos tratamentos de micoses, psoríase, ulceras por pressão, acnes.

Estética


Partindo para a estética é utilizado para celulite, o gás de ozônio vai melhorar a microcirculação trazendo uma oxigenação maior para aquele local, desfazendo os “nós” de celulite.


Tem sido utilizada também na área ginecológica, para o tratamento de doenças inflamatórias dos órgãos pélvicos (adnexite, endometrite, parametrite, perviperitonite) e doenças inflamatórias da parte inferior do trato genital (vulvite e vaginose bacteriana).



Algumas outras patologias para as quais a ozonioterapia é indicada:


Esclerose múltipla
Diabetes mellitus
Artrite
Artrose
Distúrbios renais, hepáticos e gastrointestinais
Asma crônica

Benefícios da ozônio terapia

Formas de aplicação


Auto-hemoterapia Maior: Consiste na retirada de 50 a 100ml de sangue enriquecida da mistura gasosa de oxigênio e ozônio, o gás vai reagir com os componentes das células brancas e vermelhas, ativando o metabolismo. Esse sangue é reintroduzido no paciente.


Auto-hemoterapia Menor: Ocorre a retirada de 5 a 10 ml de sangue, sendo misturado com 10 a 15 ml de ozônio, agitando cuidadosamente e depois reaplicando no paciente por via intramuscular.
Insuflação: Essa forma de aplicação se da de três formas, auricular, retal ou vaginal.


Aplicação Intra-articular, paravertebral e intradiscal: O ozônio é aplicado diretamente nas articulações, na musculatura paravertebral ou no espaço intradiscal.
Deve ser realizado somente por um profissional habilitado, pois o uso de altas dosagens pode trazer riscos ao paciente.



A ozonioterapia tem crescido cada vez mais, trazendo grandes benefícios para muitas pessoas, tendo se estendido para diversas áreas da saúde, como também para a área da estética, procure a mais indicada para o seu caso, sempre com um profissional capacitado para exercê-la.

Artigo escrito pela profissional:


Beatriz Heloisa Pinheiro
Fisioterapeuta

Publicado por Andressa Trevizan

32 anos, empresária, bacharel em direito, cresci apaixonada pelo mundo da moda, beleza e bem estar. Essa paixão me levou a querer compartilhar minhas experiências e conhecimentos pelo assunto com o público. Uma das coisas que aprendi com a vida foi a importância de você valorizar quem você é e a sua personalidade. Você pode se inspirar em outras pessoas, mas jamais perder a sua essência e, acima de tudo, ser a sua melhor versão. Então se ame acima de tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: